ESCOLA NORMAL .
Que eu me lembre, não houve outro casal de professores na Escola
Normal! E... que casal
Cada um tinha seus próprios valores culturais e didáticos,
mas... juntos, não havia quem não os admirasse.
Ambos, muito carismáticos, bem humorados, mostravam grande alegria por onde passavam.
Foi com pesar que Dores do Indaiá viu o casal, D. Amélia Soares de Vasconcellos e
Professor Leonardo Motta de Vasconcelos (já falecido) ser transferido para
LAGOA DA PRATA, aqui pertinho.
Deixaram grande saudade na Escola Normal e na Sociedade, onde
eram exemplo de trabalho e de vida em família.
Vejam a entrevista de D. Amélia.
Maria
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Lagoa da Prata,14 de dezembro de 2010.
Branca, um abraço.
A nossa Escola, que foi referência de ensino, merece ter a sua história registrada.
É com muito prazer que passo as informações vividas nos bons tempos.
1 – Qual a matéria que você lecionava? Em que ano? Curso?
Lecionei Francês para o curso de adaptação, durante 5 anos, substituindo Geny Soares, que se casara e se mudara de Dores.
Lecionei Matemática, não lembro a data.
E, ultimamente fiz concurso e fui nomeada para a Cadeira de Geografia (em 1955 ou 56), trabalhei até 1970, quando fui transferida para Lagoa da Prata.
2 – O Professor era bem remunerado em sua época?
O professor nunca foi bem remunerado, mas éramos valorizados pelas famílias e pela sociedade, o que nos deixava envaidecidos.
3 – Como o Professor era admitido à docência?
Éramos admitidos por concurso público.
4 – Quem era o(a) Diretor(a) em sua época?
D. Ester Alves, Prof. Leonardo e Prof. José Carvalho.
5 – Quem era os(as) Inspetoras de Ensino?
A inspetora era Cornélia Bernardes e sêo O´Connell e depois Nízia Costa e Otília.
6 – Havia Cursos para os Professores se reciclarem? Onde? Quem os custeava?
Não havia.
7 – Quais as matérias formavam o Currículo?
Matemática, Português, Francês, Geografia, História, Ciências, Música e Canto, Socialização, Educação Física, Desenho, Trabalhos Manuais e Religião.
8 – Os pais participavam da vida escolar dos filhos? Como?
Alguns pais participavam, incentivando e apoiando as decisões do Colégio e ensinando a respeitar os professores e funcionários.
9 – Qual era a função social do Professor naquela época?
O professor complementava a educação recebida em família.
10 – Como o trabalho do Professor era visto pela sociedade?
A sociedade via no professor um orientador, um exemplo para os jovens.
11 – Havia jornais editados pela Escola?
Não me lembro.
12 – Havia salas-ambiente para algumas matérias: Música, Geografia, Área de Ciências e um galpão equipado para as aulas de Educação Física. Fale sobre eles, sobre sua importância no aprendizado.
As salas-ambiente eram usadas e facilitava o trabalho do professor e o aprendizado dos alunos.
13 – Como era o Museu? Ele fazia parte específica das aulas ministradas?
O museu era pouco frequentado. Eu me lembro de aulas de Biologia usando o esfolado. A parte de mineralogia, animais marinhos etc etc não eram estudados.
15 – Como era a vida social da cidade naquele tempo?
Não era muito ativa. O antigo Clube estava aberto todas as noites, onde as pessoas escutavam música, jogavam ping-pong, conversavam e dançavam. Alguns bailes promovidos, em geral pelas alunas e outros mais comemorativos de alguma data.
16 – A Escola era elitista àquela época?
Os alunos eram admitidos por exame de admissão (um vestibular que fazia uma eleição rigorosa de conhecimento.
18 – Havia acesso de alunos de todas as classes sociais à escola?
19 – O Professor era bem remunerado em sua época?
Já respondida anteriormente.
20 – Como o Professor era admitido à docência? E o Diretor?
Já respondida anteriormente.
22 – Havia avaliação para o trabalho do Professor?
Havia uma auto avaliação, pelo menos eu fazia - os resultados de aprovação no final do ano letivo.
23 – Qual era o papel da Escola na Sociedade?
Complementar a educação familiar.
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.Dores do Indaiá, 2 de abril de 2014.
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