quarta-feira, 2 de abril de 2014


ESCOLA NORMAL .

Que eu me lembre, não houve outro casal de professores na Escola Normal! E... que casal

Cada um tinha seus próprios valores culturais e didáticos, mas... juntos, não havia quem não os admirasse.

Ambos, muito carismáticos, bem humorados, mostravam grande  alegria por onde  passavam.

Foi com pesar que Dores do Indaiá viu  o casal, D. Amélia Soares de Vasconcellos e Professor Leonardo Motta de Vasconcelos (já falecido) ser transferido para LAGOA DA PRATA, aqui pertinho.

Deixaram grande saudade na Escola Normal e na Sociedade, onde eram exemplo de trabalho e de vida em família.

Vejam a entrevista de D. Amélia.

Maria

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Lagoa da Prata,14 de dezembro de 2010.

 Branca, um abraço.

 

 

  A nossa Escola, que foi referência de ensino, merece ter a sua história registrada.

  É com muito prazer que passo as informações vividas nos bons tempos.

1 – Qual a matéria que você lecionava? Em que ano? Curso?

 Lecionei Francês para o curso de adaptação, durante 5 anos, substituindo Geny Soares, que se casara e se mudara de Dores.

 Lecionei Matemática, não lembro a data.

 E, ultimamente fiz concurso e fui nomeada para a Cadeira de Geografia (em 1955 ou 56), trabalhei até 1970, quando fui transferida para Lagoa da Prata.

2 – O Professor era bem remunerado em sua época?

 O professor nunca foi bem remunerado, mas éramos valorizados pelas famílias e pela sociedade, o que nos deixava envaidecidos.

3 – Como o Professor era admitido à docência?

 Éramos admitidos por concurso público.

4 – Quem era o(a) Diretor(a) em sua época?

 D. Ester Alves, Prof. Leonardo e Prof. José Carvalho.

5 – Quem era os(as) Inspetoras de Ensino?

 A inspetora era Cornélia Bernardes e sêo O´Connell e depois Nízia Costa e Otília.

6 – Havia Cursos para os Professores se reciclarem? Onde? Quem os custeava?

 Não havia.

7 – Quais as matérias formavam o Currículo?

 Matemática, Português, Francês, Geografia, História, Ciências, Música e Canto, Socialização, Educação Física, Desenho, Trabalhos Manuais e Religião.

8 – Os pais participavam da vida escolar dos filhos? Como?

 Alguns pais participavam, incentivando e apoiando as decisões do Colégio e ensinando a respeitar os professores e funcionários.

9 – Qual era a função social do Professor naquela época?

 O professor complementava a educação recebida em família.

10 – Como o trabalho do Professor era visto pela sociedade?

 A sociedade via no professor um orientador, um exemplo para os jovens.

11 – Havia jornais editados pela Escola?

 Não me lembro.

12 – Havia salas-ambiente para algumas matérias: Música, Geografia, Área de Ciências e um galpão equipado para as aulas de Educação Física. Fale sobre eles, sobre sua importância no aprendizado.

 As salas-ambiente eram usadas e facilitava o trabalho do professor e o aprendizado dos alunos.

13 – Como era o Museu? Ele fazia parte específica das aulas ministradas?

 O museu era pouco frequentado. Eu me lembro de aulas de Biologia usando o esfolado. A parte de mineralogia, animais marinhos etc etc não eram estudados.

15 – Como era a vida social da cidade naquele tempo?

 Não era muito ativa. O antigo Clube estava aberto todas as noites, onde as pessoas escutavam música, jogavam ping-pong, conversavam e dançavam. Alguns bailes promovidos, em geral pelas alunas e outros mais comemorativos de alguma data.

16 – A Escola era elitista àquela época?

 Os alunos eram admitidos por exame de admissão (um vestibular que fazia uma eleição rigorosa de conhecimento.

18 – Havia acesso de alunos de todas as classes sociais à escola?

 19 – O Professor era bem remunerado em sua época?

 Já respondida anteriormente.

20 – Como o Professor era admitido à docência? E o Diretor?

 Já respondida anteriormente.

22 – Havia avaliação para o trabalho do Professor?

 Havia uma auto avaliação, pelo menos eu fazia - os resultados de aprovação no final do ano letivo.

23 – Qual era o papel da Escola na Sociedade?

 Complementar a educação familiar.

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.Dores do Indaiá, 2 de abril de 2014.

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