ESCOLA NORMAL
MARIA NEUSA GRACIANO COSTA
Neusa Graciano, iniciou seu trabalho de professora ainda muito jovem. Com sua doçura e simpatia, fez um lugar no coração de seus alunos.
Ainda hoje, quando alguém fala sobre a ESCOLA NORAML, logo vem a pergunta: _E a D. Neusa Graciano, tem notícias dela?
Aí, então, a conversa fica cheia de elogios, cheia de saudades da professorinha, só no tamanho.... Porque, na disciplina era uma senhora professora - sabia conduzir suas aulas com tato, energia e gentileza.
Neusa Graciano reside em Belo Horizonte, ao lado do marido, Délcio Costa e de seus filhos.
De vez em quando aparece aqui, feito uma borboletinha, dá um alô, alegra a casa e se vai...
Para vocês matarem a saudade de D. Neusa, vai aí a entrevista feita com ela.
Maria
ENTREVISTA (Professores/Professoras)
Nome do(a) entrevistado(a): Maria Neusa Graciano Costa
Data: 23 de novembro de 2010.
1 – Qual a matéria que você lecionava? Em que ano? Curso?
Português e Inglês, comecei em 1964, no Ginasial (1ª. à 8ª. série).
2 – O Professor era bem remunerado em sua época?
O professor nunca foi bem remunerado.
3 – Como o Professor era admitido à docência?
Por nomeação ou designação da SED.
4 – Quem era o(a) Diretor(a)?
Tive vários: Padre, hoje Bispo, Antônio Miranda e Dr. Augusto de Mello Neto.
5 – Quem era os(as) Inspetoras de Ensino?
Landa Pires, Lindéia (do Moacir).
6 – Havia Cursos para os Professores se reciclarem? Onde? Quem os custeava?
Sim, em Belo Horizonte. A SED.
7 – Como a disciplina era mantida?
Com o jeito do professor. Alguns eram mais rígidos, mas tudo com tranquilidade.
8 – Quais as matérias formavam o Currículo?
Português, Inglês, História, Geografia, Francês, Matemática e Educação Moral e Cívica.
9 – Os pais participavam da vida escolar dos filhos? Como?
Comparecendo às comemorações na escola, através do boletim e caderneta escolares.
10 – Qual era a função social do Professor naquela época?
Educar visando a formação futura do aluno (caráter, respeito, responsabilidade e justiça).
11 – Como o trabalho do Professor era visto pela sociedade?
Com admiração e respeito.
12 – Havia jornais editados pela Escola?
Não.
13 – Havia salas-ambiente para algumas matérias: Música, Geografia, Área de Ciências e um galpão equipado para as aulas de Educação Física. Fale sobre eles, sobre sua importância no aprendizado.
Nas salas-ambiente as aulas eram não só mais atraentes, como também mais eficientes.
14 – Como era o Museu? Ele fazia parte específica das aulas ministradas?
Excelente, para uma escola do interior. Raramente.
15 – Você tinha colegas de trabalho vindos de outras cidades? Quais eram eles? Que matéria lecionavam?
Eu me lembro da Margarida (do Carlinhos Coletor). Não sei de onde ela era. Geografia?
16 – Como era a vida social da cidade naquele tempo?
Muito boa, livre de drogas, moçada alegre e bonita. Diversões sadias.
17 – A Escola era elitista àquela época?
Não.
18 – Havia acesso de alunos de todas as classes sociais à escola?
Sim.
19 – Havia elitismo de raça, religião, etnia àquele tempo?
Não.
20 – O Professor era bem remunerado em sua época?
Já foi respondido na questão no. 2.
21 – Como o Professor era admitido à docência? E o Diretor?
A Secretaria de Educação tinha o chamado de Suficiência.
22 – Havia avaliação para o trabalho do Professor?
Creio que era só por observação do trabalho de cada um.
23 – Qual era o papel da Escola na Sociedade?
Formar cidadãos dignos, conscientes de seus deveres.
24 – Omiti alguma questão educacional que você julga importante para ser citada? Qual?
25 – Relate fatos interessantes sobre a vida da Escola naquele tempo (perdas, fatos pitorescos, relevante, únicos, vanguardistas, culturais, hilariantes, prêmios, repercussão na cidade/estado/país, tudo o que julgar importante para que o perfil de nossa Escola seja o mais fiel possível à sua importância).
A Escola era referência em boa educação em todo o Estado. Havia estudantes das cidades vizinhas e os alunos que vinham para Belo Horizonte para continuar os estudos ou para prestar concursos eram, geralmente, bem sucedidos.
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