Escola Normal
Reneé da Silva Moura.
Uma aluna a quem Dores
do Indaiá muito deve, porque aqui estudou, fez Cursos de Especializaçõ em Belo
Horizonte, (Administração Escolar e Pedagogia), de onde retornou e pasou a
empregar seus conhecimentos a favor de nossa Educação. Foi Professora e
Diretora da Escola Estadual Dr. Zacarias, onde se aposentou.Reneé é extremante
culta e extremamente modesta. Reside em Dores do Indaiá, onde sempre atende as
pessoas que a procuram para alguma informação de cultura.
Sua Entrevista:
Nome
do(a) entrevistado(a): Reneé da Silva Moura
Data:
1
– Em que período você estudou na Escola Normal?
1956
a 1959 – Curso Ginasial
1960
a 1962 – Curso Formação
2
– Lembra-se dos nomes dos Professores?
Sim.
Professores:
João Neves, Ozanan Botinha, Dr. José Morais, Leonardo Mota
Professoras:
Adélia de Oliveira, D. Rosa, Amélia Soares, D. Heleninha, Silvia Moura, Carmen
e D. Aparecida.
3
– Como era a disciplina?
Rígida,
formadora.
4
– Você era interna/externa?
Externa.
5
– Lembra-se, ou teve notícias do terrível incêndio do Internato?
Sim.
6
– Havia alunos de todas as classes sociais na Escola? E de raças diferentes?
Sim.
7– Como eram admitidos os alunos na Escola
Normal?
Através
de exame de admissão ao Curso Ginasial e de exame de seleção ao Curso de
Formação.
8–
Conte detalhes de sua vida escolar: colegas, uniformes, aulas de Educação
Física, teatros.
Colegas
que ao longo do tempo ficavam mais unidas. A turma enorme na 1ª. e 2ª. séries
de Ginásio foi reduzida a 9 alunos na 3ª. e 4ª. séries.
No
Curso de Formação – 12 alunas.
Formamos
uma turma unida e muito responsável na realização das tarefas escolares.
Uniformes:
estilo marinheiro, de mangas longas, blusa branca, saia azul-marinho, meias
pretas longas. Mais tarde, meias brancas e curtas.
Aulas
de Educação Física: uniforme azul xadrezinho, tipo fofoca e mais tarde o mesmo
na cor branca. As aulas eram dadas por professoras especializadas, um certo
exagero nas avaliações práticas.
Teatro:
não participamos de nenhuma atividade relacionada a teatro nesta época.
9–
A Escola representava que papel na Sociedade?
A
Escola Normal era respeitada pela sociedade. O trabalho educativo era feito com
muita dignidade, influenciando no comportamento dos jovens e preparando-os para
atuar com competência em todas as áreas relativas a educação.
10–
Um diploma de Normalista tinha significado diferente do de hoje? Por quê?
Sim.
Na verdade ter um diploma de Normalista significava estar apta para exercer sua
profissão de uma forma eficaz. Avaliações rígidas, periódicas, aulas práticas
nas “Classes Anexas” contribuíam para a preparação das alunas mestras.
11
– Fale sobre recreios, aulas diferentes, alunas-mestras, auditórios,
teatrinhos, merendas, Horas cívicas, aulas na Biblioteca, desfiles nas
comemorações, enfim, relate fatos – de qualquer natureza – que você presenciou,
viveu ou observou. Esses fatos podem fazer parte de uma história diferenciada
sobre o ensino de uma época.
Recreio
– livres, horário de merenda, conversas, brincadeiras.
Auditórios-teatrinhos
– comemoravam-se as datas mais significativas.
Aulas
na Biblioteca – livros de literatura em grande número ajudavam muito no
conhecimento de autores e estimulavam a leitura.
Desfiles
cívicos – na Independência e aniversário da cidade. Em uniforme de gala a
Escola desfilava pela avenida com entusiasmo.
Fatos
diferenciados: a convivência com os colegas, a confiança nos professores por
reconhecer neles competência e responsabilidade permanecem através dos tempos.
Sou grata por tudo que vivi na Escola Francisco Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário