quinta-feira, 10 de abril de 2014


Escola Normal

Reneé da Silva Moura.

Uma aluna a quem Dores do Indaiá muito deve, porque aqui estudou, fez Cursos de Especializaçõ em Belo Horizonte, (Administração Escolar e Pedagogia), de onde retornou e pasou a empregar seus conhecimentos a favor de nossa Educação. Foi Professora e Diretora da Escola Estadual Dr. Zacarias, onde se aposentou.Reneé é extremante culta e extremamente modesta. Reside em Dores do Indaiá, onde sempre atende as pessoas que a procuram para alguma informação de cultura.

Sua Entrevista:

 

 

 

Nome do(a) entrevistado(a): Reneé da Silva Moura 

Data: 

1 – Em que período você estudou na Escola Normal?

1956 a 1959 – Curso Ginasial

1960 a 1962 – Curso Formação

2 – Lembra-se dos nomes dos Professores?   

Sim.

Professores: João Neves, Ozanan Botinha, Dr. José Morais, Leonardo Mota

Professoras: Adélia de Oliveira, D. Rosa, Amélia Soares, D. Heleninha, Silvia Moura, Carmen e D. Aparecida.

3 – Como era a disciplina?

Rígida, formadora.

4 – Você era interna/externa?

Externa.

5 – Lembra-se, ou teve notícias do terrível incêndio do Internato?

Sim.

6 – Havia alunos de todas as classes sociais na Escola? E de raças diferentes?

Sim.

 7– Como eram admitidos os alunos na Escola Normal?

Através de exame de admissão ao Curso Ginasial e de exame de seleção ao Curso de Formação.

8– Conte detalhes de sua vida escolar: colegas, uniformes, aulas de Educação Física, teatros.

Colegas que ao longo do tempo ficavam mais unidas. A turma enorme na 1ª. e 2ª. séries de Ginásio foi reduzida a 9 alunos na 3ª. e 4ª. séries.

No Curso de Formação – 12 alunas.

Formamos uma turma unida e muito responsável na realização das tarefas escolares.

Uniformes: estilo marinheiro, de mangas longas, blusa branca, saia azul-marinho, meias pretas longas. Mais tarde, meias brancas e curtas.

Aulas de Educação Física: uniforme azul xadrezinho, tipo fofoca e mais tarde o mesmo na cor branca. As aulas eram dadas por professoras especializadas, um certo exagero nas avaliações práticas.

Teatro: não participamos de nenhuma atividade relacionada a teatro nesta época.

9– A Escola representava que papel na Sociedade?

A Escola Normal era respeitada pela sociedade. O trabalho educativo era feito com muita dignidade, influenciando no comportamento dos jovens e preparando-os para atuar com competência em todas as áreas relativas a educação.

10– Um diploma de Normalista tinha significado diferente do de hoje? Por quê?

Sim. Na verdade ter um diploma de Normalista significava estar apta para exercer sua profissão de uma forma eficaz. Avaliações rígidas, periódicas, aulas práticas nas “Classes Anexas” contribuíam para a preparação das alunas mestras.

11 – Fale sobre recreios, aulas diferentes, alunas-mestras, auditórios, teatrinhos, merendas, Horas cívicas, aulas na Biblioteca, desfiles nas comemorações, enfim, relate fatos – de qualquer natureza – que você presenciou, viveu ou observou. Esses fatos podem fazer parte de uma história diferenciada sobre o ensino de uma época.

Recreio – livres, horário de merenda, conversas, brincadeiras.

Auditórios-teatrinhos – comemoravam-se as datas mais significativas.

Aulas na Biblioteca – livros de literatura em grande número ajudavam muito no conhecimento de autores e estimulavam a leitura.

Desfiles cívicos – na Independência e aniversário da cidade. Em uniforme de gala a Escola desfilava pela avenida com entusiasmo.

Fatos diferenciados: a convivência com os colegas, a confiança nos professores por reconhecer neles competência e responsabilidade permanecem através dos tempos. Sou grata por tudo que vivi na Escola Francisco Campos.

 

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